Buscar
  • Moreira & Mahle

Você sabe o que é Governança Corporativa?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa “é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.


Embora muitos ainda confundam seu alcance como sendo sinônimo de compliance, fato é que os dois sistemas são complementares e não se confundem.


Enquanto o compliance visa solucionar conflitos externos, através da adequação das políticas da empresa à legislação vigente e à melhor conduta ética, o corporate governance (ou o governo das sociedades) é composto pelo conjunto de mecanismos e regras pelas quais se estabelecem formas de controle da gestão do relacionamento interno entre diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.


Normalmente suas ferramentas são utilizadas em sociedades de capital aberto, e onde se incluem instrumentos para monitorização e possibilidade de responsabilização dos gestores pelas suas decisões (ou atos de gestão).


As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.


Se você deseja saber mais sobre como organizar o relacionamento entre sócios, deixe um comentário, que aos poucos iremos disponibilizando esse conteúdo!

5 visualizações0 comentário

©2018 por Moreira & Mahle.